O projeto “Letramento Matemático”, desenvolvido na EMEF Ernesto Gurgel, localizada no município de Aquiraz-CE, tem sido uma iniciativa exemplar no apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem em matemática. Liderado por uma gestão dedicada e professores comprometidos com o ensino e aprendizagem, o projeto busca transformar a maneira como os alunos interagem com a matemática, utilizando abordagens inovadoras que combinam tecnologia, jogos educativos e práticas pedagógicas inclusivas.
O que é Letramento Matemático?
Letramento matemático vai além da simples capacidade de realizar cálculos ou resolver problemas matemáticos. Ele envolve a compreensão profunda dos conceitos matemáticos, a capacidade de aplicá-los em diferentes contextos, e a habilidade de comunicar raciocínios e soluções de forma clara e eficaz. Em um mundo cada vez mais orientado por dados, números e tecnologias, o letramento matemático é fundamental para que os alunos possam participar plenamente na sociedade e no mercado de trabalho.
Uso de Tecnologia na Educação Matemática
O professor Helber Souza, com sua expertise em tecnologias educacionais, desempenha um papel fundamental nesse processo. Ele utiliza o software GEOGEBRA para desenvolver e explorar conceitos matemáticos de forma visual e interativa, facilitando a compreensão dos alunos e tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
O uso de tecnologias educacionais, como o GEOGEBRA, junto com métodos de ensino baseados em jogos, reforça o letramento matemático dos alunos, permitindo-lhes ver a matemática não apenas como uma disciplina escolar, mas como uma linguagem útil e aplicável em diversas situações do dia a dia. Esse projeto é um exemplo claro de como práticas inovadoras e integradas podem superar desafios no aprendizado da matemática, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para se tornarem pensadores matemáticos proficientes e confiantes.
Impacto e Resultados
O projeto “Letramento Matemático” na EMEF Ernesto Gurgel demonstra que, com a combinação certa de tecnologia, práticas pedagógicas inovadoras e apoio individualizado no reforço escolar, é possível transformar a experiência de aprendizagem em matemática. Os resultados têm sido promissores no engajamento, com alunos mostrando maior confiança em suas habilidades matemáticas e uma compreensão mais profunda dos conceitos trabalhados, destacando a importância de um ensino acolhedor e que reconheça o potencial de cada aluno.